Desde os seus inícios durante o verão de 1965, em Venice Beach, California, The Doors foram verdadeiramente aband, uma fusão marcante de energias criativas, muita atenção foi centrada sobre Jim Morrison que seus olhares e talentos justificar claramente.No entanto, Jim estava bem consciente de que a magia de The Doors nunca poderia havehappened sem a forjar a sorte de John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek e Jim Morrison em um único conjunto criativo.Não é nenhum mistério porque eu nunca fui Jim Morrison solo, de modo simpático foram os outros três músicos para a missão de Jim que esse exame estava fora de questão.Robby Krieger, ou exemplo, foi capaz de escrever letras e músicas que soavam mais como Morrison Morrison que ele próprio - entre eles, "Light My Fire", "Love Me Two Times" e "Love Her Madly". Sem Krieger, Densmore e Manzarek há uma forte probabilidade de que as canções de Jim nunca teria feito isso para fora da página, em ensaios, no palco, no estúdio de gravação e, desafiando todas as probabilidades, a sucessivos g 

enerations que já descobriu The Doors como um "grupo novo". 

Ray Manzarek, um pianista de formação clássica, cresceu em Chicago com um profundo amor pelo blues, escreveu os temas de muitas das canções e tocou não só as partes de teclado, mas ao mesmo tempo (com a mão esquerda) impulsionou a banda com linhas de baixo melódicas condução . John Densmore, baterista de jazz com um talento inigualável para o ritmo xamânico e timing teatral ... motor incansável da banda. Robby Krieger, um compositor arma secreta que pode desempenhar qualquer guitarra de flamenco clássico ao blues gargalo, para a criação de estilos e sons inédito no planeta. E Jim Morrison, o barítono, o poeta / eclético elétrico com um dom inato de composição e da alma de um místico. Juntos, esses homens trouxeram canções dos Doors "a vida, eles eram igual número de pontos de um diamante musical. 

A banda tirou seu nome do poeta-artista-visionário William Blake, que havia escrito: "Quando as portas da percepção forem limpas, as coisas aparecem ao homem como realmente são ... infinitas." Inglês autor Aldous Huxley estava suficientemente inspirado para citar Blake título de seu livro sobre a mescalina experiências The Doors of Perception. Morrison era tão ligado a ambas as obras que ele propôs, The Doors, com seus companheiros de banda. Todos concordaram que o nome, assim como a inspiração da qual ele nasceu, era perfeito para transportar quem eram e claramente representativa para o que eles representavam. O grupo assinou com a Elektra Records, em seguida, uma pequena gravadora de música folclórica, em julho de 1966 por Jac Holzman, fundador da Elektra. 

Em abril de 1971, o The Doors gravou seis marco LP e um conjunto de dois registro de performances ao vivo, os sete primeiros discos com o produtor Paul A. Rothchild eo último co-produzido por The Doors e suas máquinas ao longo da carreira de Bruce Botnick ... ambos os The Doors e Elektra tinha crescido no mundo de instituições famosas. objetivo não declarado da banda foi realizar a alquimia musical, a música rock fundir com a poesia existencial e teatro de improviso. Jim foi muito influenciado pelo século XIX, o poeta Arthur Rimbaud e ele devidamente comunicada filosofia de Rimbaud para o grupo. Rimbaud defendia um "desarranjo sistemática racional de todos os sentidos, a fim de alcançar o desconhecido." 

 

Morrison era um homem que não poderia, não podia, e não sabia como comprometer-se ou sua arte. Ele foi levado para percorrer todo o caminho, ou morrer tentando, o tomador de risco final de êxtase. Manzarek, Krieger e Densmore contribuição para este estado de êxtase criativo não pode ser subestimada. Para que a magia musical com êxito elenco deram de boa vontade e generosidade, o poder de improvisação que levou Morrison palco necessárias outras três portas para não só jogar regime, mas a seguir arco não planejada Jim criativo perfeitamente em uma das músicas do clássico e mais façanhas difíceis, a arte de acompanhamento intuitivo. Declaração à imprensa, "Para mim, isso nunca foi realmente um ato, as performances chamado. 

Era uma coisa de vida ou morte, uma tentativa de comunicar, envolver muitas pessoas em um mundo particular de pensamento. "Durante os anos 1960, bandas cantou de amor e paz enquanto o ácido estava desmaiado. Mas para The Doors era diferente . A noite pertenceu a Pan e Dioniso, deuses da folia e do renascimento, e as canções invocado suas paixões potente, o pesadelo de Édipo "The End", o galope sem fôlego de "não tocar na Terra", o castigo de "Hyacinth House ", o êxtase do" Light My Fire ", The Undertones escuro desconfortável de" Can't See Your Face in My Mind ", e à perda de consciência sedutor em" Crystal Ship ". E, com Dionísio, The Doors ofereceu voluntariamente -se como um sacrifício a ser dilacerada, a sangrar, morrer, renascer para mais uma noite em outra cidade. Ser poeta significava mais do que Morrison escrevia poemas. Significava abraçar o destino tragédia escolheu para si e para o cumprimento que o destino com entusiasmo e nobreza. 

No final, depois de conquistar a América, depois de ser algemado pelos tribunais e leis do país que ele amava, ele escapou para Paris, tradicional casa de tantos artistas expatriados, para prosseguir a sua vida como poeta. Mas seu corpo estava muito desgastado, o seu coração fraco demais, ele já tinha visto e feito e bebido muito. Ele viveu a vida em seus próprios termos, colheu os frutos, e agora o projeto era devido. Seu espírito estava cansado. A morte era simplesmente mais perto e mais fácil do que voltar para a América, para a interminável sucessão de etapas que o exigido. Jim Morrison morreu em Paris em 03 de julho de 1971. Seu desejo era morrer ser lembrado como um poeta. 

Pamela Morrison costumava contar uma história a partir do dia muito mais rapidamente do The Doors. Eles estavam jogando seu primeiro clube, o nevoeiro de Londres. Foi seu último jogo da noite e só havia três pessoas no clube, dois bêbados e Pamela. A banda estava incandescente. Jim se enfureceu e explodiu com paixão super-humano, um desempenho transcendente. Pam estava atordoado. No carro ela não podia dizer nada ... muito tempo depois de chegar em casa ela ainda estava atônito. Jim perguntou: "O bebê de errado?"Pam disse: "Havia três pessoas no clube durante o último jogo. Mas você queimou como se estivesse realizando para milhares de pessoas. Porque você ir tão longe, o risco tanto para um público minúsculo que mal tinha conhecimento da sua presença? " Jim olhou para ela e disse lentamente: "Você nunca sabe quando você está fazendo seu último jogo." Considerando a força da energia gerada por The Doors mais de 25 anos atrás, esse conjunto de "última" poderia muito bem ser de várias gerações de distância.