É uma banda sueca de death metal melódico com influências de thrash metal, formada em 1995. Tem uma distinção das outras bandas do gênero, por ter uma mulher como vocalista, o que é muito raro nas bandas de death metal, já que o vocal é gutural.

O Arch Enemy é uma das principais bandas deste sub-gênero do heavy metal que convencionou-se chamar de ‘death metal melódico’, em virtude principalmente de elementos melódicos provenientes do heavy metal tradicional, do power metal, do heavy rock e até mesmo do hard rock dos anos 70 e 80. Neste sentido, uma das características principais do Arch Enemy são os riffs de guitarra compostos por Michael Amott, que são ao mesmo tempo pesados e melódicos.

O facto do Arch Enemy ser uma das melhores bandas deste estilo não é por acaso, afinal de contas, o fundador e líder do Arch Enemy, Michael Amott, era um dos integrantes do Carcass quando do lançamento do aclamado álbum Heartwork, de 1993, considerado o precursor do que seria mais tarde chamado de death metal melódico.

Michael Amott também já foi integrante das bandas Carnage e Candlemass, e, actualmente, além do Arch Enemy, ele tem uma banda paralela chamada Spiritual Beggars, cujo som é baseado nas bandas de heavy rock dos anos 70, principalmente Deep Purple, Mountain e Captain Beyond; as influências de Black Sabbath da fase de meados e final dos anos 70 também são latentes nos álbuns do Spiritual Beggars.

Considerado uma das melhores bandas de heavy metal da actualidade em se tratando de todos os estilos e sub-estilos do heavy metal, o Arch Enemy tem em sua vocalista Angela Gossow não somente um atractivo especial mas também seu mais belo poder de fogo. Além de sua performance explosiva nos shows da banda, Angela Gossow tem uma das vozes mais poderosas da história do death metal. Dona de uma voz gutural invejável e inacreditável, Angela Gossow consegue desbancar a maioria dos vocalistas homens deste estilo, mesmo os mais respeitados e admirados. A mais fanática da banda por estilos mais extremos de metal, fã de bandas como Slayer, Morbid Angel, Obituary, Cannibal Corpse, Death, e o próprio Carcass, Angela Gossow contribuiu muito para tornar o som da banda mais pesado sem abandonar porém a melodia.