A idéia inicial para formar o Ancesttral surgiu em 2003, mas foi retomada apenas em 2005 com a gravação do EP Helleluiah. Em 2006, a banda começou a preparação de seu primeiro álbum, The Famous Unknown, concluído em 2007, contando com participações especiais de Vitor Rodrigues (Torture Squad), Roger Lombardi (Goatlove, ex-Sunseth Midnight), Paul X (Monster) e Heros Trench (Korzus).

The Famous Unknown foi eleito álbum de melhor capa nacional de 2007 e ainda ficou com o sexto lugar entre os melhores discos de 2007. Além disso, a banda ainda obteve o terceiro lugar entre as bandas revelações do mesmo ano. Tudo isso pela votação realizada pela revista Roadie Crew.

Musicalmente, as referências vêm de nomes como Metallica e White Zombie, mas, em virtude do background de seus músicos, também segue a escola do trash metal praticado no fim dos anos 1980 e início dos 1990, como Metal Church, Testament e Slayer.

 

Integrantes:

Alexandre Grunheidt (guitarra e vocal). Guitarrista desde 1986. Em 1990 formou o Brainwash, no qual começou como baixista e vocalista, ficando até 1994. Guitarrista e vocalista do Damage Inc. (Metallica Cover) desde 2000.

Renato Canonico (baixo). Já integrou as bandas Swingfire (São Paulo/SP), Red Peace (Miami/EUA), Undertaker (Porto Alegre/RS), Skarlet Sky (São Paulo/SP). 

Leonardo Brito (guitarra). Começou a estudar violão clássico aos sete anos e, em 1997 iniciou seus estudos no IG&T onde foi aluno de Sandro Haik, Dijalma Lima, Wanderson Bersani e Mozart Mello. Formou-se em 2000.