A banda Abstract Shadows surgiu em meados de 1999, com o guitarrista Alberto Lima e o baixista Hélvio Poletti.
Anteriormente a banda chamava-se apenas (Abstract), fazendo seu nome de “boca a boca” e, conquistando o respeito perante as bandas de frente, só que em 2002 teve que mudar o nome para Abstract Shadows devido à existência de uma banda com este nome há mais tempo no mercado.
No início tinham como preferência fazer um som bem experimental e totalmente instrumental, voltado para a música clássica e progressiva, fazendo apenas um “power” trio (guitarra, baixo e bateria).
Com a entrada do tecladista José Cardillo (Holy Sagga), começaram a compor músicas novas sem se preocupar com estilos ou paradigmas.
Um ano depois, foi a vez do baterista Marco Aurélio (já realizado um trabalho gravado com o guitarrista Valmir Tavares) e, logo após com a entrada da vocalista Luciana Vidal deu-se início aos primeiros ensaios, mesclando experiências e talentos para completarem mais ainda a banda.
Em 2001 o Abstract Shadows é convidado para gravar um Tributo Oficial ao Dream Theater, que contou com a presença de um seleto time de bandas nacionais. 
Em Junho de 2002, entra o vocalista Neno Fernando (ex-Destra), onde deu-se inicio a uma nova fase da banda, voltada para a composição vocal. Com as letras do EP já compostas pelo atual vocalista, começaram a primeira gravação oficial.
Após a finalização do EP, que vem com o mesmo nome da banda, o qual contém 5 faixas; a banda continuou sua jornada compondo outras mais 6 novas músicas.
Em 2007, o CD SYmphony Of Hakel é lançado.